Voltar a estudar

Há tempo observava como, no Brasil, várias pessoas quando jovens tiveram que interromper os estudos por falta de dinheiro ou de oportunidades.

Depois de casar, com filhos e um trabalho seguro, voltava o desejo e a possibilidade de terminar os estudos e talvez de fazer cursos ou até faculdade. Porém, enquanto para os jovens tem vários tipos de ajuda (bolsas, incentivos etc.), por uma razão ou outra estas pessoas – que voltam a estudar depois de passar anos longe da escola – só podem contar com seus recursos. E às vezes não dá: é só um filho ficar doente, um imprevisto qualquer, os gastos aumentam e o sonho deve ser novamente adiado ou até abandonado.

Porque não ajudar, então, justamente este tipo de estudante? Principalmente considerando que, no Brasil, uma pessoa com 40 anos tem poucas possibilidades de arrumar trabalho se não tiver alguma formação superior. Estas possibilidades reduzem-se a quase nada, se a pessoa nem terminou o ensino médio. 
O projeto, então, visa ajudar aquelas pessoa que, tendo família e filhos, com coragem voltam à escola para crescer e sobreviver no mercado do trabalho. 

É a história de algumas funcionárias da creche “Recanto da Família” que terminaram os estudos graças também à nossa ajuda financeira.

Aquilo que no passado fizemos de forma ocasional, gostaria que se tornasse algo organizado. Um projeto por meio do qual, com uma ajuda modesta, uma pessoa ajuda um pai ou uma mãe a prosseguir nos estudos.

Projeto
“Voltar a Estudar”

Missão e idéias que o inspiram

O projeto nasce de uma observação da realidade. Muitas pessoas tiveram que interromper seus estudos quando mais novos, devido à falta de disponibilidade financeira ou a outras dificuldades.

Os anos passaram e, depois de formar uma família, volta a possibilidade de estudar de novo, seja para concluir seus estudos ou iniciar um curso profissionalizante.

Agora estas pessoas tem filhos, são pais e mães e as responsabilidades financeiras se tornaram maiores, assim como tornaram-se menores as oportunidades de ser beneficiados por outros projetos existentes no País, já que eles são mais direcionados aos jovens.

Sabemos como é importante para uma pessoa que tem mais de 30-40 anos uma especialização ou formação superior, que possa recolocá-la no mercado do trabalho. Voltar a estudar permitiria, uma vez capacitados, igualar-se aos outros concorrentes.

O projeto deseja então ajudar estas pessoas a realizar seu sonho de uma formação escolar mais completa, sem ter que renunciar a ela devido à sua responsabilidade para com a família.

Normas

  1. Com o projeto Voltar a Estudar (VAE) entende-se ajudar financeiramente pessoas que, depois de ter interrompido os estudos, desejam voltar a estudar para completar ou prosseguir sua formação, em qualquer nível que ela se encontre (universitário ou técnico).
  2. O projeto quer ajudar exclusivamente pessoas adultas com no mínimo 25 anos completos, com responsabilidade familiar (que sejam pai ou mãe), com renda total familiar não superior a 3 salários mínimos.
  3.  O VAE visa ajudar por meio de uma contribuição mensal fixa e previamente estabelecida, cujo valor será determinado pela Comissão Diretora (CD) do VAE.
  4.  A CD é o único órgão que avalia os pedidos do candidato, julga sua idoneidade a ser beneficiado pelo VAE, estabelece o valor da contribuição e a oportunidade do candidato continuar no projeto.
  5.  Para continuar a ser beneficiado, o estudante deverá dar prova de freqüência escolar e atingir notas mínimas que o curso e/ou faculdade exija para aprovação. A avaliação será feita mensalmente pela CD. Se o aluno não conseguir provar sua freqüência na escola ou não atingir o mínimo das notas a CD poderá excluí-lo do projeto.
  6.  O valor da contribuição ao estudante será definido conforme os casos. Poderá consistir numa ajuda no custo do material didático ou numa porcentagem da mensalidade do curso a ser estudada e definida pela CD.
  7.  Os recursos para o VAE poderão ser recolhidos por meio de campanhas no Brasil e no exterior. O número de estudantes beneficiados, o valor da contribuição repassada e a continuidade do projeto mesmo dependem dos recursos arrecadados, sendo que o VAE poderá ser interrompido em qualquer momento por falta de recursos.
  8. Responsável último do VAE é o Pe. Natale Brambilla. Junto com ele a CD avaliará os candidatos e tomará toda e qualquer decisão relacionada ao projeto.

 Elenco dos alunos adotados